O período de inscrições para o processo de seleção novos assessores pedagógicos encerra hoje e pode ser feito pelo site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Ao todo, serão 96 novos assessores definidos após duas etapas. A primeira será prova escrita e didática, que será aplicada nos 15 pólos dos Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros).
Já a segunda será a escolha de candidato pelos profissionais da educação, por meio de eleição direta nas escolas estaduais nos municípios com assessorias pedagógicas. Os assessores eleitos atuarão entre 2011 a 2013. Em Sinop, atualmente a Assessoria Pedagógica do Estado é gerenciada por Adriano Gomes. Esta é a primeira vez que a escolha ocorre por eleição. Anteriormente, o cargo era preenchido por meio de indicação.
Para se candidatar a função, o interessado deve ser professor da educação básica da rede estadual; ser de carreira na rede; licenciado e ter pós-graduação na área educacional e, ter no mínimo, três anos de trabalhos ininterruptos prestados no município onde pretende concorrer.