quinta-feira, 16/maio/2024
PUBLICIDADE

Guarantã, Sinop e Nova Mutum entre os melhores no ranking do Enem

PUBLICIDADE

O município de Guarantã do Norte ficou em primeiro lugar no ranking estadual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O desempenho médio das escolas estaduais do município ficou em 47,52, enquanto a média nacional foi 40,06. A média estadual foi de 38,05.

Além de Guarantã do Norte, que possui três escolas estaduais, outros 37 municípios mato-grossenses alcançaram média acima da nacional. Entre eles destaca-se Itanhangá, com 46,13; Rio Branco e Água Boa, com 44,88; Alto Garças, com 43,23; Poxoréo, com 43,15 e Sapezal com 42,05.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 29 municípios ficaram com a média acima da do Estado e 55 com média inferior a de 38,05. Nos outros 19 municípios não foram realizadas provas.

Entre os municípios com média acima da do Estado destacam-se Nova Mutum, que atingiu a média de 39,62, Paranatinga, com 39,38; Rondonópolis, com 39,33; Campo Novo do Parecis, com 39,29 e Sinop, com 38,68. As duas maiores cidades do Estado, a capital Cuiabá e a vizinha Várzea Grande, ficaram abaixo da média do Estado, respectivamente com 36,43 e 37,28.

Na Capital, a escola melhor avaliada foi a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, onde 66 dos 80 alunos matriculados no Ensino Médio fizeram as provas e atingiram a média de 47,92. Já a Escola Estadual Professor Benedito de Carvalho, que ficou em último lugar no ranking, atingiu a média de 25,06. Nessa escola, vale destacar que, de um universo de 313 alunos matriculados, apenas 15 participaram do Enem.

O município de Ponte Branca (a 502 km de Cuiabá) foi o que atingiu a menor média, 30,58. O município possui duas escolas estaduais, mas apenas uma delas participou do Exame.O resultado do Enem foi divulgado em nível nacional nesta quinta-feira (09). Esta é a primeira vez, em oito anos, que as médias regionais e por estados são divulgadas.

Conforme alerta o próprio Inep, o Enem, por ser um exame voluntário, não representa amostra de uma população bem definida. Sendo assim, as comparações regionais devem ser feitas com cautela, uma vez que os concluintes e egressos do Ensino Médio podem variar entre as Unidades da Federação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para as convocações...

Acordo judicial destina R$ 1,5 milhão para projeto do câmpus Sinop da UFMT

Um acordo judicial, prevendo a reparação de ilícitos ambientais,...

Começam esta semana inscrições para vestibular especial da Unemat com 220 vagas em 6 cidades

Começam nesta quinta-feira (16) as inscrições para o vestibular...

Unemat abre na 6ª período de inscrições para transferência interna e externa

Começa na próxima sexta-feira (17) o período de inscrições...
PUBLICIDADE