A Prefeitura de Sorriso está estudando a possibilidade de encerrar o ano letivo no dia 09 de dezembro, visando um plano de redução de despesas. O secretário de Administração de Sorriso, Alci Luiz Romanini, informou ao Só Notícias, que cerca de 50% dos professores têm contrato com tempo determinado, que se encerra no final do corrente ano letivo. “Além disto, cessam as despesas com o transporte e com a merenda escolar e com os convênios das APMs (Associações de Pais e Mestres) das escolas, o que diminuiria significativamente os gastos da administração”, explicou o secretário.
Para implementar essa medida, será necessária a complementação do ano letivo, com trabalhos extra-classes e, talvez, até aulas nos finais de semana. A secretaria Municipal de Educação deve resolver a questão nesta semana, com diretores e professores.
“Muitos contratos terão seu encerramento antecipado de 30 a 60 dias, conforme a natureza da contratação. Pretende-se chegar à meta de redução de despesas de 30%, que foi estabelecida. Este percentual, aproximado, representa a queda da receita, razão maior dessa implementação”, salientou.
A administração já projeta um concurso público para o final do ano, o que deverá atender a substituição dos contratados, para o próximo ano.