Foram entregues ontem, aos campeões mato-grossenses da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP),as medalhas de premiação. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), no campus de Cuiabá, com a presença do reitor Paulo Speller, da pró-reitora de ensino de graduação, Matilde Crudo, da representante do Secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, Gláucia Ribeiro, e do representante do comitê nacional da olimpíada, Florêncio Guimarães Filho.
Mato Grosso conquistou, na terceira edição da OBMEP, duas medalhas de prata e 20 de bronze, além de 323 menções honrosas. Os vencedores são de Alta Floresta, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Dom Aquino, Ipiranga do Norte, Itiquira, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Novo São Joaquim, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tapurah, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Os resultados dos estudantes premiam também professores, escolas e municípios. Do estado, serão homenageados quatro professores, que participaram de estágio no Instituto de Matemática Pura e Aplicada em janeiro deste ano. A Escola Estadual Dom Bosco, de Lucas do Rio Verde, receberá um notebook com kit de projeção móvel (datashow) e livros para a composição de uma biblioteca básica de matemática. Ipiranga do Norte, um troféu de incentivo pelo desempenho de seus alunos.
A idéia, esclareceu Martinho da Costa Araújo, coordenador regional da olimpíada, “é estimular professores, escolas e municípios a investir no ensino da matemática”, declarou.
Acrescentou que a participação tem aumentado a cada ano, incluindo não só os alunos, mas também os professores e os pais. Afirmou que o nível dos participantes também tem melhorado a cada edição.
Florêncio Guimarães declarou que a olimpíada de 2007, da qual participaram mais de 17 milhões de alunos da 5ª a 8ª série e do ensino médio no Brasil, também vai conceder 3 mil bolsas de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais, para que os alunos estudem matemática sob a coordenação dos professores da OBMEP. De Mato Grosso, serão 22 alunos a participar do programa de iniciação científica.
Para o reitor Paulo Speller, o resultado mostra o quanto a escola pública brasileira está avançando. Expressou seu orgulho pelo desempenho dos alunos mato-grossenses e, da mesma forma, parabenizou os professores e diretores das escolas vencedoras.
A OBMEP é uma iniciativa de professores do Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática mantida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.