Educação

Estudante do Nortão é o único do Estado a ganhar medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática

Matheus Marinheiro Spontam, de 15 anos, estudante do 1º ano do 2º grau da Escola Estadual Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder (157 quilômetros de Sinop) receberá no próximo dia 8, em Salvador (Bahia) medalha de ouro por ter sido aprovado no nível 2, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018). Ele é o único aluno de Mato Grosso que será condecorado. A entrega deve ser feita pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Cesar Pontes.

Matheus foi aluno de escola pública e privada e, quando fez a prova, ano passado, cursava o ensino fundamental na Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz. Em 2017, também passou para segunda fase e recebeu a medalha de ouro, no Rio de Janeiro, juntamente com alunos, Tabaporã e Rondonópolis. “Não é porque é meu filho mas é um exemplo de aluno. Sempre ajudou os outros colegas. Chegou a receber moção de aplausos da câmera por ter conseguido”, disse orgulhoso ao Só Notícias, o pai de Matheus, Leonildo Spontam.

Matheus chegou a ganhar uma bolsa na Organização Educacional Farias Brito, colégio particular no Ceará, reconhecido nacionalmente pelas expressivas aprovações no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME). O jovem já foi medalhista em olimpíada de física e estuda para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) competição que seleciona os estudantes que representarão o Brasil em disputas internacionais.

Só Notícias/David Murba