segunda-feira, 20/maio/2024
PUBLICIDADE

Escolas públicas de Mato Grosso ganharão mais 74 laboratórios de informática

PUBLICIDADE

Pensando em preparar as crianças e os jovens para a nova realidade social, na qual ter domínio da informática pode ser decisivo na hora de conseguir um emprego ou se relacionar com pessoas, o Governo do Estado investiu, desde 2003, mais de R$ 34,2 milhões na implantação de Laboratórios de Informática (LIs) nas escolas estaduais e informatização das 633 unidades escolares da rede estadual de ensino.

A iniciativa faz parte do Projeto Conexão Escola, que integra a Escola Atrativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “Os laboratórios de informática melhoram o processo de ensino-aprendizagem. O uso da tecnologia facilita a construção do conhecimento, fortalece os conteúdos ministrados em sala de aula e atende toda a comunidade escolar num processo aberto, dinâmico e interativo”, frisou a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

Atualmente, a Seduc já dispõe de 123 LIs implantados nas escolas estaduais de diversos municípios mato-grossenses. Entre eles: Acorizal, Cuiabá, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Poconé, Várzea Grande, Alto Araguaia, Itiquira, Tesouro, Pedra Preta, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra e Nova Xavantina.

Mais 74 LIs, das quais 60 adquiridos pela Seduc com recursos próprios e 14 em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do PROMED, serão instalados para o início do ano letivo de 2006. E, no final de 2005, o Governo assinou um convênio com o Ministerio de Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 21,4 milhões, para instalar laboratórios de informática em mais 320 escolas.

“Além de servir aos alunos, esses laboratórios devem serão usados pela própria comunidade”, disse o governador Blairo Maggi durante a assinatura do convênio. Cada laboratório será entregue com 10 computadores,uma impressora e mobiliario.

Conforme o superintendente adjunto de Tecnologia da Seduc, Acimar Lisboa, a tecnologia também chegou para os setores administrativos da rede estadual de ensino. “Todas as 633 escolas estaduais de Mato Grosso receberam pela atual gestão um computador para informatizar seus procedimentos administrativos e pedagógicos. Ao todo, foram adquiridos 956 computadores e 264 impressoras”, destacou.

Outros contemplados com o Projeto Conexão Escola foram os 12 Centros de Atualização e Formação dos Professores (Cefapros), os Núcleos Tecnológicos Educacionais (NTEs) e as Assessorias Pedagógicas. Para eles, foram adquiridos 643 computadores e 409 impressoras.

Acimar explica que o projeto Conexão Escola também prevê o acesso à Internet a todas as escolas contempladas com os LI’s. “Desta forma, alunos e professores estarão atualizados com os avanços tecnológicos e ainda poderão se comunicar com a Seduc e trocar experiências com as demais unidades escolares em tempo real”. As 123 escolas que possuem laboratórios estão conectadas à Internet, das quais 34 com antena GESAC e 89 com internet discada.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo de inscrições para o SuperChef da Educação em Mato Grosso

As inscrições do ‘SuperChef da Educação – Melhores receitas...

Secretaria de MT prepara Jovens Embaixadores para atuação internacional

A secretaria estadual de Educação fará preparação, do próximo...

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para as convocações...
PUBLICIDADE