Educação

Escolas já podem se inscrever na Olimpíada Regional de Matemática da Unemat

As inscrições para a décima sexta edição da Olimpíada Regional de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) estão abertas. As escolas municipais, estaduais e particulares de Mato Grosso têm até o dia 30 de abril para enviar a ficha de inscrição.

Os alunos da rede pública e da rede privada de ensino serão premiados separadamente, embora as provas sejam iguais para ambos. Eles serão divididos em três níveis. Do Nível 1 participam os concorrentes do sexto e sétimo ano, do Nível 2, os do oitavo ao nono anos e do Nível 3, os alunos do ensino médio. Todos passarão por três fases e cada uma consiste em uma prova.

As duas primeiras provas serão realizadas na escola do aluno. A primeira, de múltipla escolha, no dia 3 de maio, e a segunda, de questões discursivas, no dia 9 de agosto. Já a última, também de questões discursivas, será realizada no dia 27 de setembro no campus da Unemat, em Cáceres.

De acordo com o professor Luiz Fernando Jorge da Cunha, doutor em Geofísica e um dos organizadores da Olimpíada, o objetivo é “ampliar o acesso dos alunos do ensino básico e fundamental, por meio de um ambiente estimulante, ao estudo da matemática, contribuir para o aperfeiçoamento e a valorização dos professores envolvidos, promover a integração das escolas públicas e privadas e a inclusão social por meio da difusão do conhecimento”.

A cerimônia de premiação será no dia 23 de novembro na Unemat, no auditório Edval dos Reis, no bairro Santos Dumont, em Cáceres. Os três melhores colocados de cada nível da rede pública e da rede privada de ensino receberão medalhas. Os professores organizadores e colaboradores de cada escola receberão certificado de participação de 20 horas.

A XVI Olimpíada Regional de Matemática da Unemat é uma realização da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) por meio do Curso de Matemática do campus.

Redação Só Notícias