Cerca de sete mil alunos de escolas municipais contarão com um novo material para estimular o hábito da leitura de forma lúdica e divertida. Trata-se do Joca, ou Jornal da Criança – projeto pioneiro voltado para crianças de 7 a 12 anos, patrocinado pelo Instituto Equipav. Para firmar a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, hoje, aconteceu a entrega simbólica de exemplares do jornal.
Durante o período de um ano, a concessionária de água do município fará a distribuição do jornal para 20 escolas da cidade. No total, serão 120 classes contempladas, além de exemplares adicionais direcionados para biblioteca das escolas. Os professores receberão os jornais juntamente com diversas instruções sobre como aplicar em sala de aula os conteúdos contidos em cada edição.
O Joca é uma publicação quinzenal em forma de tabloide e online, que traz assuntos do cotidiano do Brasil, com uma linguagem apropriada para a faixa etária, fotos e infográficos que facilitam o entendimento das matérias. A publicação tem como modelo os jornais infantis existentes em vários países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Além das notícias, as crianças podem ter uma participação muito ativa, sugerindo pautas, contribuindo com textos e comentários e fazendo seu próprio jornal impresso.
De acordo com a secretária de Educação, Silvana Perin Faccio, o jornal instiga a curiosidade de crianças e jovens, contribuindo para a formação educacional. “Acredito que o Joca é um instrumento que vem somar no aprendizado dos alunos. Nossa expectativa é que os professores explorem nas salas de aulas os assuntos abordados no jornal”.
A coordenadora pedagógica, Lenide Alves Pereira, ressalta que a iniciativa trará resultados positivos. “É mais um recurso que os professores podem usar para incentivar a leitura. O jornal é muito interessante, pois conta com uma linguagem exclusivamente elaborada para a faixa etária proposta, além disso vai contribuir na formação de cidadãos mais conscientes. Estamos ansiosos para distribuir esse material nas escolas de Sorriso”.