Educação

Escolas de Sinop ainda não receberam prazo para entrega do Censo Escolar

A escolas de Sinop estão em fase de andamento com os relatórios referentes ao Censo Escolar 2005, mas segundo a assessora pedogógica de Sinop, Silvia Inês Khun, a Secretaria Estadual de Educação ainda não divulgou o prazo para a entrega do Censo.

“Só recebemos os formulários, estamos levantando os dados, mas ainda não sabemos quando devemos entregar tudo ao Estado. Creio que dentro de 30 dias encerra-se o prazo e os resultados serão divulgados logo”, salientou Silvia.

O censo está sendo realizado pelos secretários das escolas. Um item que foi incluso nos dados é a cor-raça do aluno, que é preenchida por ele mesmo no ato da matrícula. O levantamento desses dados servem para proporcionar informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional em Mato Grosso. E, ainda, obter recursos para os livros didáticos, alimentação, manutenção e desenvolvimento do ensino e valorização do Magistério.

O censo de 2004 apontou que 889.614 mil alunos estão matriculados nos Ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Jovens e Adultos (EJA), nas redes públicas e privadas. Desse total, 52,76%, o equivalente à 469.431 mil estão na rede estadual de educação. Em Sinop eram cerca de 32 mil alunos matriculados entre todas as redes de ensino.