sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Equipe sinopense conquista vaga e vai representar o Brasil no mundial de robótica nos EUA

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Estreante na competição nacional, a Canintech, garantiu uma das seis vagas para o campeonato mundial que acontece em abril na cidade de Houston, nos Estados Unidos, na modalidade FIRST Robotic Competition (FRC). O time 9602 do Senai Mato Grosso é composto por alunos do ensino médio em Sinop.

Além da vaga para o mundial, o time sinopense ganhou o prêmio Industrial Design Award sponsored by General Motors que homenageia a equipe que demonstra princípios de design industrial, alcançando um equilíbrio entre forma, função e estética.

Onze alunos compõem o time de cinco escolas estaduais: Alana Sophya dos Santos Elias, Ana Vitória dos Santos Monteiro, Geicy Kelly Bianchi da Silva, Guilherme Cajaiba Ribeiro Silva, Henrique Riffel, Juan Carlos de Paula Games, Lanna Freitas do Nascimento, Leonel Vitor Venancio Silvino Oliveira, Matheus Manieri Castro de Bora, Nicolas Nathã Pires da Silva e Rafaella Rodrigues.

“Acredito que todas as equipes entram no campeonato para ganhar, mas nós por ser uma equipe estreante que começou a pouco tempo esperávamos uma boa colocação, mas não iríamos para o mundial. Hoje nós vimos que somos diferentes e o que somos capazes de alcançar o que estávamos almejando”, comemora o aluno Guilherme Cajaíba, de 16 anos, da Escola Estadual Enio Pipino em Sinop.

“Viemos como equipe iniciante e queríamos fazer um bom trabalho, mas acredito nem nos nossos melhores sonhos a gente pensou que poderia chegar na final, liderar uma aliança e jogar de tão igual para igual com a melhor equipe que já tem mais de 20 anos no Brasil. Foi muito tempo investido, foi um projeto bem trabalhado, bem pensado e é um reconhecimento pelos sete meses de esforço”, relata o instrutor mentor da equipe, Américo Koji.

Mato Grosso competiu com cinco equipes na modalidade FRC este ano e quatro delas conquistaram o pódio na disputa. Este é o segundo ano consecutivo que o estado garante vaga no campeonato mundial.

A FRC é considerada a olimpíadas dos robôs e é a categoria mais avançada, com alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial. Os robôs chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para realizar tarefas em uma arena.

A temporada de 2023-2024 desta modalidade, denominada CRESCENDO, traz o desafio das argolas que representam notas musicais. Esses elementos devem ser lançados ou colocados em caixas de som. Durante os 2m15s seguintes os pilotos controlam os robôs que coletam notas de músicos humanos na fonte e as tocam em seu amplificador e alto-falante.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE