Os alunos inscritos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2005 (Enade) realizam as provas neste domingo, a partir de 13h00 horário (horário de Brasília) e, portanto, 12h00 no Estado de Mato Grosso.
A coordenação de avaliação na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) atenta para os alunos chegarem, no mínimo, 45 minutos antes do horário marcado no local de prova. Os portões serão fechados impreterivelmente às 13 horas (horário oficial de Brasília).
Os acadêmicos que participarão do Enade receberam em suas casas correspondência com a inscrição, contendo o local e a sala onde realizarão a prova, além de questionário sócio-econômico, que deve ser preenchido e entregue no ato da prova.
A prova será constituída por 10 questões de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área do conhecimento. Nas duas partes, as questões serão discursivas e de múltipla escolha, envolvendo estudos de caso.
Este ano serão avaliados 8.163 cursos, em 20 áreas de conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (oito áreas), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. As provas acontecerão em 1.011 municípios com a participação de, aproximadamente, 486 mil estudantes (280 mil ingressantes e 206 mil concluintes).
O Enade tem por objetivo verificar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, do respectivo curso de graduação. É um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Instituído pela Lei 10.861 de 04 de abril de 2004, inclui ainda a avaliação externa (institucional e dos cursos) e a auto-avaliação.
Segundo instruções da Portaria Nº 2.205, uma equipe do Inep selecionou aleatoriamente os convocados para a prova, a partir da lista enviada pelas instituições de ensino superior (IES), com nomes de ingressantes e concluintes aptos a participarem do exame.
São considerados ingressantes estudantes que cumpriram de 7% a 22% (inclusive) da carga horária mínima do curso, e concluintes quem já finalizou 80% da carga horária ou pode ser formar no ano letivo de 2005.