No próximo dia 16 de dezembro alunos, professores e pais da rede estadual de educação farão a escolha de diretores para o biênio 2006/2007. O processo eleitoral, que irá mobilizar cerca de 900 mil pessoas, já foi deflagrado nas 633 escolas estaduais.
A Secretaria de Estado de Educação fez a capacitação dos assessores pedagógicos e representantes dos municípios onde não há assessoria. “Eles foram orientados para acompanhar o processo eleitoral em cada município, com transparência e tranquilidade”, explica a superintendente adjunta, Débora Marques Villar.
Esta semana, todos os candidatos à direção da escola passaram por uma formação, sendo esta uma condição indispensável para participar do pleito. Essa capacitação foi desenvolvida pelas Assessorias Pedagógicas ou representantes de locais onde não há assessorias. Os candidatos foram orientados sobre suas atribuições e deverão apresentar um plano de trabalho.
Conforme Débora, o curso ajudará o candidato a definir seu modelo de gestão para, posteriormente, a comunidade escolar avaliar sua proposta de trabalho. “A eleição para diretor é tão importante quanto uma eleição para presidente da república. É por isso, que pedimos a comunidade escolar que analise o melhor perfil, aquela pessoa que tenha habilidades e liderança, que possa administrar os recursos financeiros, os recursos humanos e os aspectos pedagógicos”, disse.
A eleição ocorrerá através de voto direto e secreto, tendo direito ao voto professores, técnicos, apoios administrativos, pais e alunos. Nas escolas com mais de 400 alunos, as eleições acontecerão com urnas eletrônicas, graças a uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Já nas instituições de ensino com menos de 400 estudantes, o processo acontecerá de forma manual. Os novos diretores tomarão posse no dia 05 de janeiro de 2006.
As eleições para diretor das unidades escolares faz parte do processo de Gestão Democrática Escolar, que foi implantado em Mato Grosso no ano de 1.998, com a aprovação da Lei Nº 7.040. Com ela, o diretor da escola passa a ser escolhido de forma democrática pela comunidade escolar.
Da mesma forma implantou-se os Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCEs) e também a Comissão Eleitoral. Este ano, as escolas realizaram a composição dos novos membros dos CDCEs, entre os dias 19 e 21 de Outubro. A posse desses membros ocorreu entre os dias 04 e 05 de Novembro.
Já as Comissões Eleitorais, que são formadas em 50% pela comunidade escolar e a outra metade por profissionais da educação de cada unidade, foram compostas nos dias 10 e 11 de Novembro.
“O processo de Gestão Democrática é uma conquista de todos os profissionais da educação. Ele vai além da escolha do diretor. É necessário que a comunidade escolar tenha consciência de que é necessário participar efetivamente das decisões da escola, conhecer seus indicadores e trabalhar para a melhoria de sua estrutura física e pedagógica”, finaliza a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.