Os nomes das 10 escolas selecionadas para a segunda fase do 3º Festival Estudantil Temático – Teatro para o Trânsito (Fetran) já foram divulgados. O projeto é realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Unidades de ensino de todo o Estado enviaram seus textos, com temas voltados para a educação no trânsito, para o Núcleo de Comunicação Social da PRF. Os dez melhores espetáculos foram escolhidos por uma banca examinadora composta por cinco membros representantes das entidades parceiras.
As escolas selecionadas foram: Escolas Estaduais – Professor Demétrio Pereira, do município de Reserva do Cabaçal e 19 de Dezembro, de Querência; Escolas Municipais – Nossa Senhora das Graças, de Comodoro; Artur Mezanino, de Indiavaí e Pedreira, de Cáceres; Federal – Cooperar, de Cuiabá; Escolas Particulares – Colégio São Gonçalo, de Cuiabá; Centro Educacional 2000, de Nova Xavantina; Cad, de Sinop e Albert Sabin, de Sinop.
O Fetran é direcionado a alunos de escolas públicas e particulares e tem como objetivo estimular a produção teatral estudantil e criar condições para se pensar no comportamento de cada um em relação às regras que regem o trânsito de veículos e pedestres.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Elizabete Regina Rosseto, o festival trouxe novidades no desempenho dos atores como a expressão corporal e a interpretação. “As escolas estão buscando por meio da linguagem cênica desenvolver habilidades e criatividade de seus alunos e ainda promover a educação para o trânsito”.
No dia 27 de junho será realizado um sorteio para definir as datas e os horários de apresentações das escolas que acontecem entre os dias 17 e 21 de julho na Escola Estadual Liceu Cuiabano. Os cinco melhores espetáculos apresentados receberão como prêmio um micro-computador.