sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Definidas propostas de Sinop para Plano Estadual de Ciência e Tecnologia

PUBLICIDADE

Sinop participou ativamente da realização do Seminário de avaliação e revisão do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia, na semana passada, na Unidade de Ensino Descentralizada de Sinop. No total 41 pessoas da comunidade escolar da Uned e da sociedade civil organizada participaram dos debates acerca do Plano.

Os participantes do seminário foram divididos em três grupos: Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica e Fomento à Pesquisa. Cada grupo leu o texto-resumo base que fala sobre o “Plano Estadual de Ciência e Tecnologia”, 2004/ 2007 lançado em dezembro de 2003, e ainda um texto específico do grupo a que pertence.
Depois do debate os grupos relacionaram as sugestões que devem ser anexadas ao Plano. Para o grupo que discutiu Educação Profissional e Tecnológica forma dadas as seguintes sugestões: é preciso estabelecer programas específicos para a formação regular dos profissionais da educação profissional e tecnológica em todos os níveis; Criar ou implementar bolsas destinadas à formação dos profissionais da educação profissional e tecnológica e de iniciação tecnológica de alunos.

Estimulados pelo debate o grupo que discutiu sobre Educação Superior chegou as principais conclusões: é necessário criar áreas estratégicas de pesquisa, incluir sócio-econômia-solidária, criar a política de capacitação para os professores do Ceprotec para que possam trabalhar com pesquisa; discutir no conselho diretor sobre a criação de cursos de tecnologia para que esses possam ser oferecidos também pela Uned Sinop.

E por fim o grupo de Fomento à Pesquisa avaliou e deu várias sugestões ao Plano Estadual de Ciência e Tecnologia ao desenvolvimento do tema no Estado são eles: garantir o fomento à pesquisa, incluindo graduação para o Ceprotec por intermédio do cumprimento dos dispositivos constitucionais, o que deve fortalecer conseqüentemente, a Fapemat como instituição; estimular as instituições de ensino superior a implantar programas de pós-graduação com cursos de mestrado e doutorado, com objetivo de incentivar a formação de pesquisadores no Estado; nos editais da Fapemat incluir “construção civil – com ênfase em resíduos” na pesquisa da área de exatas;

Inserir na Fapemat programa de pós-graduação dos professores das Uneds (lato sensu); inserir pesquisa nas unidades e fomentar juntamente com os projetos e pesquisas sua apresentação em congressos e simpósios.

Os grupos concluíram os seminários com várias sugestões que serão compiladas pela equipe da Secitec e anexadas ao plano para discussão. Os grupos contaram com a participação das entidades: Universidade Estadual de Mato Grosso, Unemat, Secretaria Municipal de Educação de Sinop e de Feliz Natal, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Construção e do Mobiliário da Região Norte de Mato Grosso, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Sinop, Corpo de Bombeiros, Clube de Mães e Diretório Central dos Estudantes da Unemat Sinop e comunidade escolar da Uned do município.

Participaram ainda dos grupos o presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart, presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Mato Grosso, Antonio Carlos Camacho, o superintendente de Educação Profissional Geraldo Grossi Júnior, a superintendente de Educação Superior Ilma Grisoste.

Aluno do curso técnico de Enfermagem da Uned de Sinop, bombeiro e membro do conselho diretor, Edivan Cassiano Borges, avaliou positivamente a iniciativa inédita da Secitec em discutir a reformulação do Plano Estadual de Ciência e Tecnologia com a população do Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE