Começam no dia primeiro e vão até o dia cinco de setembro as inscrições para o Exame Supletivo de Educação Básica dos Ensinos Fundamental e Médio, da Secretaria de Estado de Educação. Quem for participar deve ficar atento a uma novidade: este ano é obrigatório levar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) no momento da inscrição, além dos demais documentos tradicionalmente exigidos (como a identidade). Adventistas do Sétimo Dia devem solicitar horário especial de prova no ato da inscrição.
De acordo com a técnica da Seduc responsável pelo exame, Mair Oliveira Itacaramby, as inscrições serão realizadas na Capital, em 18 pólos da Seduc e em municípios que assinaram termos de cooperação técnica com a Secretaria.
Em Cuiabá, as inscrições serão feitas na Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller”. No local, os alunos terão à disposição 25 terminais de computação. Nos pólos da Seduc, os interessados devem procurar as Assessorias Pedagógicas. Nos municípios que têm cooperação com a Secretaria, as inscrições serão feitas na Secretaria Municipal de Educação.
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de novembro. Os alunos que nunca participaram antes de exames supletivos vão realizar as provas por área de conhecimento, nos dias 22 e 23 de novembro (sábado e domingo). O aluno tem que ter completado 15 anos até a data da prova, para o caso do Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.
As provas por área de conhecimento abrangem os seguintes temas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais.
Para quem for fazer as provas por disciplina, as provas ocorrerão num único dia, 22/11. Estão nesse caso os alunos que já eliminaram alguma disciplina anteriormente, fizeram aproveitamento de disciplina ou foram reprovados em algumas disciplinas na 8º série do Ensino Fundamental ou 3º ano do Ensino Médio. No Ensino Fundamental, são seis disciplinas, mais uma opcional de língua estrangeira. Para o Ensino Médio são 11 disciplinas.
Além dos documentos citados, os interessados devem levar, para a inscrição, a Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade Profissional; Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).