O Conselho Universitário (CONSUNI) decidiu ontem, em sessão extraordinária, alterar o calendário escolar sem que haja interferência na redução de 100 dias letivos. O período letivo 2009/1 termina no dia 30 de junho, iniciando o 2°semestre em 13 de julho e vai até 13 de novembro. O conselho decidiu manter os 100 dias letivos de aulas. Inicialmente, a polêmica decisão de aulas aos sábados continua mantida, embora há forte reação contrária de acadêmicos e associação dos docentes.
Quanto à reestruturação administrativa, orçamentária-financeira, foi aprovada uma nova forma de financiamento da instituição, acrescendo 1,2% do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e outros 1,2% do Imposto de Produtos Industrializados (IPI), o que resulta na implementação de novos planos de cargos, carreiras e salários (PCCS), questão que gerou polêmica e cobrança por parte dos acadêmicos, pois a medida não gerou muito incremento.
Foi criada uma comissão composta por 13 membros, sendo 3 representantes do segmento docente, discente e técnico, coordenador de campus, diretor de instituto e faculdade e os pró-reitores de gestão financeira e graduação. Os mesmos, ficam responsáveis por apresentar novas propostas de ação para adequação orçamentária, com prazo de 1 mês para conclusão dos trabalhos.
A reunião havia sido anunciada no início do mês pelo reitor Taisir Karim, diante dos acadêmicos que faziam protestos em frente à Assembléia Legislativa, onde na ocasião, participavam de uma assembléia com a Comissão de Educação do Estado.
(Atualizada às 08:58h)