Os estudantes que vão concluir o Ensino Médio em 2016 e estão matriculados na rede pública possuem o direito à isenção automática da taxa de inscrição, no valor de R$ 68. Mais de quatro milhões de pessoas se inscreveram para a prova e a expectativa é que esse número chegue a oito milhões até o prazo final da inscrição, as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira (20.05).
Em Mato Grosso, 117.194 estudantes estão matriculados no Ensino Médio Regular Urbano, e cerca de um terço estão concluindo a Educação Básica. Para a total adesão desses estudantes ao exame, a Coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) orienta as escolas a incentivar as inscrições.
“Nós trabalhamos com as unidades no decorrer do ano letivo, enviamos e-mails e conversamos com as coordenações. As unidades são autônomas, por isso, algumas usam horários de aula para sanar dúvidas ou colocam os laboratórios à disposição para ajudar os jovens nas inscrições”, conta a coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Célia Margarida de Campos.
Ela destaca, porém que os jovens com a isenção da taxa que não compareceram à prova, sem justificar a ausência, vão perder o direito de não pagar a inscrição no próximo ano.
O candidato dever fica atento ao preenchimento do cadastro no site do Enem, especialmente aos que farão a prova pela primeira vez. “Ele deve informar corretamente os números de CPF, data de nascimento e unidade escolar”, lembra Célia.
A coordenadora alerta ainda sobre o cadastramento correto de um número de telefone, fixo ou celular, válido e um endereço eletrônico (e-mail), por onde serão realizados os contatos com os candidatos. “É importante também que no momento da inscrição os estudantes definam uma pergunta e resposta de segurança para o acesso”, frisa.
Os candidatos que pertencerem a famílias de baixa renda também poderão solicitar o não pagamento da taxa, mesmo que não sejam concluintes de escola pública. Esses estudantes poderão acompanhar a solicitação durante o período de inscrição, e o sistema avisará se o pedido foi aceito.
Para os que precisarem pagar o valor de R$ 68, o serviço pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Independente da data da inscrição, o pagamento pode acontecer até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio.
Já as provas do Enem, acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, os locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) e os exames terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será dedicado a procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para permitir a todos os presentes entrar em sala e guardar os pertences.
O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).