A comissão eleitoral que conduz a eleição para reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deve divulgar hoje a homologação, ou não, das duas chapas que concorrem ao pleito deste ano. Membros da comissão estão reunidos em Cáceres e julgam recursos propostos pelas duas chapas inscritas.
Conforme Só Notícias já informou, duas chapas concorrem á eleição que vai escolher reitor e vice-reitor da Unemat. O professor Rodrigo Zanin, de Sinop, e a professora Edna Sampaio, de Cáceres, registraram suas candidaturas.
A chapa de Zanin teve uma mudança de última hora. A professora Nilce Maria foi registrada como vice-reitora no lugar de Anderson do Amaral. Nilce é coordenadora do Ensino à Distância e a chapa recebe o apoio da atual reitora Ana Maria Di Renzo.
A professora Edna Sampaio registrou como candidato a vice-reitor o professor Isaac Newton de Almeida. Ela é da área de ciências sociais e leciona em vários cursos. Ligada ao movimento sindical dos professores, Edna se apresenta como oposição à atual gestão.
Assim que sair a homologação os candidatos podem começar a fazer suas campanhas. A votação será no dia 5 de junho. Reitor é o gestor da universidade, uma espécie de governador que na Unemat administra 13 câmpus e 40 núcleos com um orçamento de quase R$ 400 milhões, valor superior ao da prefeitura de Sinop.