A prefeitura de Colíder (155 quilômetros de Sinop) homologou, esta semana, a aquisição de 185 tablets educacionais destinados para uso pedagógico nas unidades de ensino infanto-juvenil e fundamental municipais. O investimento aplicado foi de R$ 286 mil em recursos próprios e os equipamentos devem ser entregues em até 30 dias.
De acordo com a gestão, a medida vai ao encontro das necessidades de instituições que não dispõem da infraestrutura tecnológica adequada, tais como laboratórios de informática ou equipamentos digitais para o processo de ensino/aprendizagem. “Essa limitação reduz as oportunidades de inserção das crianças”, “ao universo tecnológico, já nas etapas iniciais da educação básica”, ponderou no documento oficial.
A situação afeta diretamente 79 turmas distribuídas em 8 escolas, abrangendo um total de 1,3 mil estudantes que permanecem sem acesso a ferramentas digitais essenciais. “A insuficiência desses recursos dificulta a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, interativas e alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que oriente a utilização de múltiplas linguagens”, concluiu.
Dentre as vantagens imediatas, a gestão prevê que os aparelhos devam possibilitar atividades participativas, lúdicas e personalizadas, adequadas à faixa etária e às necessidades dos estudantes. Também são esperados o desenvolvimento integral de competências cognitivas, socioemocionais e comunicativas, essenciais na sociedade contemporânea.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.