quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Cinco projetos são debatidos para retomar aulas presenciais com segurança em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm

Mesmo com a garantia da secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, de que as aulas presenciais na rede estadual só retornarão após liberação dos órgãos internacionais de saúde e de orientação técnica da Secretaria de Estado de Saúde, conforme Só Notícias informou, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso concluiu um estudo de quatro meses e vai apresentar ao governo do Estado as sugestões para a retomada das aulas de maneira segura. O pacote inclui cinco projetos que vão alterar a legislação estadual e que vão tramitar em regime de urgência no parlamento.

“Em lugar nenhum do mundo é possível apontar com segurança quando retornar às atividades escolares. O ‘como’ é mais importante que o ‘quando’. A decisão é do Executivo, no entanto a Assembleia não poderia deixar de dar a sua contribuição, por isso essa comissão se debruçou sobre esse tema. Vamos cuidar para que tudo o que foi proposto nesse relatório seja colocado em prática e que possamos brevemente retomar as aulas com segurança e responsabilidade”, afirmou deputado estadual Valdir Barranco (PT), que presidiu a comissão especial criada para discutir o assunto.

Um dos projetos de lei propostos pela comissão define princípios e instâncias de decisão e implementação das estratégias para volta às aulas, estabelecendo a criação de uma comissão estadual de retorno às aulas, com representação do estado e dos municípios, e de comissões municipais e escolares com o mesmo objetivo. “As comissões deverão avaliar permanentemente as condições da saúde, a curva epidemiológica, e também a implementação das medidas necessárias de estruturação física para o retorno das atividades escolares”, explicou o presidente.

O segundo projeto de lei regulamenta o trabalho dos professores na oferta de atividades não presenciais e a utilização de plataformas digitais no sistema estadual de ensino, enquanto o terceiro dispõe marcos legais para a construção de planos de retorno às atividades de ensino de forma presencial no sistema estadual de ensino e dá outras providências.

Os dois projetos de resolução, por sua vez, dispõem sobre o apoio financeiro à construção e desenvolvimento de plataforma virtual de domínio público para a execução de atividades de aula remotas em caráter complementar à oferta de ensino regular nas instituições do sistema estadual de ensino; e à realização de pesquisa aplicada ao monitoramento das iniciativas e resultados das estratégias educacionais adotadas no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no âmbito do sistema estadual de ensino de Mato Grosso.

A Assembleia Legislativa deverá contribuir financeiramente para aplicação das medidas previstas nos projetos de resolução. O valor ainda não foi definido e deverá ser repassado por meio de convênio com as instituições públicas de ensino superior sediadas no estado.

Conforme Só Notícias informou, o Estado não trabalha com uma data para retomada das aulas presenciais. A secretária Marioneide destacou que a prioridade é a segurança das crianças e avaliou como positiva as atividades on line e off line aplicadas aos alunos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE