sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Ceprotec de Alta Floresta firma convênio para três cursos em Paranaíta

PUBLICIDADE

Cerca de 200 moradores do município de Paranaíta serão beneficiados com o curso gratuito de formação, de 200 horas, em três habilitações: cultivo de plantas tropicais, atendimento ao público e secretariado e ainda informática básica e avançada, oferecidos pela Unidade do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), de Alta Floresta. Os cursos serão realizados por meio de uma parceria entre o Ceprotec e Prefeitura Municipal de Paranaíta.

O termo de cooperação para realização dos cursos foi assinado nesta quarta-feira (08.06) pelo presidente do Ceprotec, Luiz Fernando Caldart, e pelo prefeito do Município, Pedro Alcântara. Inicialmente será oferecido o curso de informática básica para 40 alunos, divididos em duas turmas. As inscrições serão abertas na próxima semana e a previsão é de início das aulas em julho.

Pelo termo de parceria, metade das vagas será destinada a servidores públicos municipais e os outros 50% serão abertos à comunidade. De acordo com o presidente do Ceprotec, a seleção dos alunos busca atender aqueles que não tem condições de pagar um curso de capacitação. “É uma ação de alcance social muito grande. A nossa previsão para este ano é de atingirmos o atendimento de oito mil pessoas em todo Estado”, informou. O perfil da maioria dos alunos atendidos é da faixa etária de 15 a 24 anos. “Para muitos significa a oportunidade de conseguir o primeiro emprego”, destacou.

Em Paranaíta, os cursos serão oferecidos na Escola Municipal Juscelino Kubistchek. Os alunos serão capacitados no curso de formação inicial continuada nas áreas de gestão de agronegócios com habilitação em cultivo de plantas tropicais; gestão com habilitação em atendimento público e secretariado e informática com habilitação em informática básica e avançada. “Além de proporcionar a capacitação de moradores do Município, a implantação dos cursos também promove a geração de empregos, já que a nossa preferência é em contratar professores, devidamente habilitados, que morem na cidade”, informou Caldart.

Na parceria, a Unidade do Ceprotec de Alta Floresta será responsável pelo planejamento e coordenação dos cursos, suporte pedagógico e seleção dos candidatos. A prefeitura de Paranaíta disponibilizará o espaço físico, laboratório de informática e transporte para os alunos. Outra parceria firmada pelo Ceprotec de Alta Floresta com o a prefeitura do Município de Carlinda (762 km ao Norte de Cuiabá) está possibilitando a formação de 56 alunos nas habilitações de informática básica e avançada.

Atualmente o Ceprotec possuiu unidades de ensino em quatro cidades pólos: Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças. “Estas parcerias com outras prefeituras da região tem possibilitado a expansão das ações do Ceprotec, de acordo com a nossa capacidade. Atendendo outros Municípios fora da cidade-pólo”, avaliou o presidente do órgão.

O Ceprotec oferece formação gratuita nas modalidades de formação inicial continuada, com cursos de 200 horas, cursos técnicos de 1,6 mil horas e a previsão é de implantação de cursos de tecnólogos, de 3.200 horas, que será equivalente a um curso de formação superior. Os cursos técnicos são oferecidos nas áreas: administração rural, construção civil, enfermagem, informática, turismo, patologia clínica, secagem, segurança no trabalho e venda. As aulas tiveram início em agosto do ano passado, nas quatro unidades do Ceprotec no Estado e estão sendo atendidos 1362 alunos.

Os cursos de formação inicial continuada realizados nas unidades do Ceprotec de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças já formaram 420 alunos. Atualmente 1248 pessoas estão passando pela capacitação. Outras 4768 pessoas devem ser beneficiadas com a abertura de novos cursos nas quatro unidades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE