sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Censo Escolar terá alterações a partir do ano que vem e Mato Grosso será piloto

PUBLICIDADE

A medida de fazer alterações na maneira de colher os dados para o Censo Escolar vem sendo discutida há cerca de dois anos mas só agora será colocada em prática. A previsão do MEC (Ministério da Educação e Cultura) é que a partir de março de 2006 um novo sistema seja implantado em todas as escolas públicas do país.

Hoje é passado um questionário aos alunos que respondem e o devolvem a escola. Uma equipe técnica responsável pelo censo se desloca da capital para o interior do estado e faz a digitação dos dados, para que sejam encaminhados a Secretaria Estadual de Educação e só então os dados são divulgados. Esse processo leva em torno de 90 dias, sem contar que tem custos para o Governo, por causa das viagens, estadia e alimentação dos técnicos.

Com o novo sistema, a própria escola fará a digitação dos dados que serão encaminhados à secretaria via internet. Isso agilizaria o processo e diminuiria os gastos do Governo. Mas para que essa medida entre em ação é preciso que todas as escolas estejam informatizadas.

“Acredito que com essas alterações no censo, além do trabalho se tornar mais ágil, as escolas serão informatizadas. É automático, se tem que usar a internet, tem que ter a internet. Em Sinop são poucas as escolas que ainda não têm esse acesso, mas penso que em breve a informatização lhes será disponível”, disse, ao Só Notícias, a assessora Pedagógica de Sinop, Silvia Inês Kuhn.

Só Notícias apurou que o primeiro censo feito após a criação do MEC, em 1932, levou sete anos para ser concluído e o modelo de hoje, implantado em 1996, leva sete meses para completar a coleta e a organização das informações.

A assessora informou ainda, que Mato Grosso será o estado piloto na implantação dessa medida. “Nós estaremos desencadeando esse sistema para o restante do país, o que é um ponto muito positivo para a nossa educação”, acrescenta. Hoje existem 643 escolas públicas em todo o Estado, 11 delas estão em Sinop.

Outro projeto que está sendo discutido é o Projeto Presença, no qual o MEC estará controlando a freqüência do aluno via internet. “Esse é um projeto a ser implantado em médio prazo, pois todas as escolas do país têm que ser informatizadas e sabemos que essa estrutura não é pequena nem barata”, salientou Silvia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE