Mais de 7,5 mil pessoas, entre recenseadores, servidores e profissionais da educação, estão envolvidos com o Cadastramento Educacional de Jovens e Adultos, que ocorre neste domingo (23). O cadastramento será realizado paralelamente ao Referendo, que decide sobre a proibição ou não do comércio de armas de fogo e munição no país.
“Há dois meses estamos trabalhando nos preparativos dessa ação, que é inédita no estado. Todas as assessorias pedagógicas, diretores e professores do interior também estão empenhados”, disse a superintendente de Ensino e Currículo, Dolores Schussler.
No domingo, cada uma das 5,2 mil sessões eleitorais, terá pelo menos um recenseador da Seduc realizando o cadastramento. “Pedimos que todos respondam o questionário, procure um dos nossos recenseadores que estarão identificados com camiseta e crachá. É importante a participação de todos”, salienta a superintendente.
Com a ação a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pretende saber quem é onde vivem as mais de 800 mil pessoas que pararam de estudar sem concluir o Ensino Fundamental. Com os dados, o Governo do Estado deverá repensar, reformular e adequar políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos.
Dados do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia (IBGE) apontam que 63,4% de toda a população do estado, com faixa etária superior aos 25 anos, ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Apesar de hoje termos praticamente 98% das crianças com idade entre 7 e 14 anos na escola.