sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Alunos apresentam hoje em Sinop trabalho sobre latifúndio

PUBLICIDADE

O aprendizado dos alunos de 5, 6, 7, 8 do ensino fundamental e do 1 e 2 anos do ensino médio do Colégio Adventista em Sinop estão vivendo um dia de atividade extra-escolar hoje. Nas salas de aulas, eles estudaram sobre o latifúndio, grande quantidade de terras improdutivas em poder de poucas pessoas, e que no Brasil se estende à questão social, como a desapropriação para que possa ser feita a Reforma Agrária. O MST (Movimento dos Sem Terra), fundado há vários anos para lutar pela terra, foi mencionado no trabalho de pesquisa, onde pessoas integram o movimento para buscar o direito a terra, mas que também existem os aproveitadores e arruaceiros dentro do movimento que usam do MST para outros fins.
O trabalho de pesquisa foi dividido em duas partes. A primeira, pesquisa sobre a questão da terra improdutiva, e a segunda mostra a criatividade dos alunos que foram orientados a fazer uma fazenda produtiva em uma maquete. São mais de 90 maquetes que estarão sendo expostas hoje no ginásio de esportes da escola, a partir das 9h30min até o meio-dia, na 1 Mostra de História – Latifúndio e Produção, para que os professores julguem o trabalho mais criativo e melhor estruturado. A maquete deve respeitar a quantidade de floresta, no mínimo 30% de mata e o restante dividido em pecuária, agricultura, hortigranjeiros, barracões, além de estarem vestidos tipicamente como o trabalhador no campo.

Os melhores trabalhos serão agraciados com premiação. Outro detalhe, é que o espaço de cada turma, onde serão apresentadas as maquetes, foi decorado conforme um ambiente rural, feito pelos próprios alunos. “Nosso objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam este tipo de atividade, criando um ambiente quase real, onde apresentem suas idéias e aprendam o que vem a ser um Latifúndio e uma propriedade produtiva, e ao mesmo tempo uma manha de interação entre todas as turmas, esta é a primeira, e durante o ano deverão vir outras”comenta a coordenadora pedagógica da escola, professora Giselly Zahn.

Uma bióloga do IBAMA fará palestra sobre a questão ambiental para os alunos, durante a programação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE