terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Aluno do Nortão concorrerá a vaga na Olimpíada Internacional de Física na Indonésia

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: divulgação)

O estudante Matheus Marinheiro Spontam, de 15 anos, do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Pompeu de Barros, de Colíder (156 quilômetros de Sinop) se classificou para participar da seletiva que garante vaga à edição de 2021 da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), na Indonésia. O professor dele, Helder Calvi Inocêncio, informou, ao Só Notícias, que Matheus foi selecionado por ter ganho medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física além disso também foi ouro e ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Para garantir uma dessas vagas nas olimpíadas de 2021 Matheus terá que se destacar na seletiva nacional, que terá a participação de cerca de 50 alunos de escolas públicas e particulares de todo o país. Quatro serão selecionados para a Olimpíada Ibero-Americana de Física.

IPhO é uma Olimpíada Internacional de Física na qual competem equipes de até 5 alunos por país. Participam cerca de 87 países, totalizando mais de 400 alunos, e é realizada em uma sede diferente a cada ano. A competição consiste em uma parte teórica e uma experimental. A avaliação teórica é composta por 3 problemas, com duração 5 horas, totalizando 30 pontos. A avaliação experimental é composta por dois experimentos, com duração de 5 horas, totalizando 20 pontos. A pontuação total é dada pela soma simples da pontuação de ambas avaliações.

“Nesse ano vai ser um processo preparatório que selecionaria alguns para essas olimpíadas do ano que vem. Então, vou estudar e me preparar. Se Deus quiser, serei selecionado. Participar dessa preparatória é um sinal de que todos os esforços e dedicação aos estudos estão valendo a pena”, disse Matheus, através da assessoria. O treinamento e a seleção da equipe brasileira serão feitos pelo Comitê de Seleção Olímpica Internacional da Sociedade Brasileira de Física. Matheus é o único estudante de Mato Grosso a participar dessa seletiva.

Conforme Só Notícias Já informou, Matheus foi aluno de escola pública e privada e, quando fez a prova da OBMEP , cursava o ensino fundamental na Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz. Em 2017, também passou para segunda fase e recebeu a medalha de ouro, no Rio de Janeiro, juntamente com alunos, Tabaporã e Rondonópolis.

Matheus chegou a ganhar uma bolsa na Organização Educacional Farias Brito, colégio particular no Ceará, reconhecido nacionalmente pelas expressivas aprovações no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Militar de Engenharia (IME). O jovem já foi medalhista em olimpíada de física e estuda para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) competição que seleciona os estudantes que representarão o Brasil em disputas internacionais.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem termina nesta 6ª

Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem...

Prorrogadas inscrições para transferência de cursos em Sinop e mais 3 câmpus da UFMT

Foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (24), as inscrições...
PUBLICIDADE