O projeto de produção de pepinos para conservas é um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Vera, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a empresa Carpello – Indústria e Comércio de Alimentos, de Sinop. A meta do projeto para este ano é atender 20 famílias da agricultura familiar, sendo estas selecionadas pela secretaria, analisando o potencial da propriedade como disponibilidade de água, condições do solo, declividade do terreno, infra-estrutura e mão-de-obra disponível.
A cultura do pepino para conservas requer muito trabalho e dedicação fatores determinantes na produtividade e produção para alcançar boa rentabilidade da atividade. O ciclo da cultura é de 60 dias, ou seja, o tempo que leva da semeadura até o último dia de colheita é dois meses.
Devido a grande demanda de mão-de-obra que a cultura exige, o projeto determina que cada família trabalhe com 02 talhões, sendo o 2º talhão plantado 30 dias após o plantio do 1º talhão. Cada um é formado por 30 ruas de 50 metros cada. A população de plantas é de 7.500,0 plantas no talhão, com potencial de produzir de 3 mil a 7.500 Kg. A rentabilidade média estimada para cada talhão após a quitação dos materiais de irrigação é de R$ 2 mil. O custo do “Kit de Irrigação” para um talhão é de R$ 1, 1 mil.
Para a implantação do projeto a Prefeitura de Vera disponibiliza assistência técnica aos produtores através de técnico agrícola e agrônomo que fazem o cadastramento das famílias, fazem o levantamento da área para produção e a secretaria dá apoio logístico e assistência para entrega dos insumos necessários.
A empresa Carpello se responsabiliza em adquirir a produção através de contrato com preço mínimo garantido e fornecem o kit de irrigação que tem o valor debitado na hora do pagamento aos produtores.
Atualmente, das 20 famílias cadastradas no projeto, 15 já estão em início de plantio e 5 já estão produzindo o segundo talhão.