Ao contrário do que previam especialistas, o setor de vendas a varejo de Rondonópolis apresentou alta de 4,1% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Os números são do banco de dados do Serasa e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL).
Além disso, o desempenho de fevereiro superou o de janeiro, o que também reflete mudança de comportamento do mercado consumidor. Nos últimos anos, a fama de fevereiro como o mês mais fraco do ano estava praticamente consolidada. O fermento para fevereiro, mês com 28 dias e feriado prolongado devido ao carnaval, foram as promoções, e como não poderia deixar de ser, as compras dos foliões, para a maior festa de rua do País.
O diretor de Produtos e Serviços da CDL, Maurício Pugas, explica que em 2009 as promoções do início do ano começaram tarde, no final de janeiro e se estenderam durante todo o mês de fevereiro.
“Com isso, o consumidor que estava segurando as compras encontrou boas oportunidades de compras e colocou a mão no bolso. Dessa forma, pudemos observar o aquecimento do mercado num mês que já era considerado pelos lojistas como o pior do ano”.
Pugas ressaltou que o aquecimento das vendas em fevereiro deixa o mercado mais otimista porque teoricamente o ano para os lojistas só começa a valer mesmo, em termos de vendas consideráveis, em março, período de começo de crescimento do mercado no ano.
“O que tínhamos de leitura sobre o ano era janeiro como um mês de movimento médio, e fevereiro como o mês fraco, sendo que somente em março tínhamos a sinalização de como seria o ano. Agora o processo mudou, esperamos que a reação do poder de compra em fevereiro reflita na estabilidade da economia, mesmo num país que está sofrendo com reflexos da crise mundial”.
A inadimplência também registrou recuo. Em fevereiro de 2009, houve 19% a menos de registros do que no mesmo período do ano passado. Já o índice de exclusão apresentou empate técnico.