PUBLICIDADE

Vendas em parte do comércio caíram 8% em agosto

PUBLICIDADE

O levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop, com 129 empresas do comércio varejista, construção civil e prestação de serviços, aponta que as vendas de agosto tiveram queda de -8,03%, se comparado ao mês anterior.

O Índice de Atividade Economica (IAE), que mede a situação atual de mercado, mostrou que a adimplência também teve redução de 5,62%, assim como as contratações diminuíram 1,43%.

Os empresários entrevistados indicaram que a expectativa de mercado para os próximos três meses é de estabilização das vendas, diminuição da adimplência e queda nas contratações de funcionários. Apesar disso a confiança na economia do município teve acréscimo de 3,65%.

A percepção de melhora do segmento empresarial foi de +8,61%, juntamente com o aumento dos investimentos. Fator, que segundo o coordenador da pesquisa, o economista, Feliciano Azuaga, sinaliza que o segmento lojista começa se preparar para o trimestre mais aquecido do ano para o faturamento das empresas. A agricultura e a recuperação da economia brasileira são fatores que podem melhor as vendas de fim de ano, destaca a pesquisa.

Conforme Azuaga, “houve uma estabilidade no índice de confiança em relação ao mês anterior, o que demonstra um equilíbrio na economia mesmo com o advendo de vários fatores externos”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE