A expectativa pela duplicação da BR-163 entre Sinop e a divisa com o Mato Grosso do Sul também recai sobre o preço do frete para o escoamento da produção na região. Ainda não há estimativas de números mas diretor-executivo do Movimento Pró-Logístico de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, a tendência que com a “via a mais”, se gaste menos tempo para fazer nestes 850 km, o que culmina com possibilidade de mais viagens no modal rodoviário.
“A duplicação de Sinop até a divisa do Mato Grosso do Sul vai, além de permitir maior segurança para população que trafega nesse trechos, os carros menores, vai melhorar o tempo que se gasta para fazer esse trecho. No momento que gastarmos menos tempo, esses caminhões farão mais viagens. Isso aí reduzirá o custo para o transportador, para o setor. Podemos aumentar o volume e escoar mais rapidez, mais segurança, para população de modo geral”, explicou o diretor, em entrevista ao Só Notícias.
O governo federal quer fazer os leilões de privatizações, até final do ano, de todos lotes das rodovias federais programados para os certames. O posicionamento foi confirmado pelo ministro dos Transportes, César Borges. No início do ano, a superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Viviane Esse, confirmou que 821,6 quilômetros devem ser privatizados da BR-163, entre Sinop e a divisa com Mato Grosso do Sul.
Vaz participou semana passada do Fórum Brasil Central do Agronegócio, em Sinop. Quatro questões do agronegócio foram colocadas em pauta: trabalhista, biotecnologia, logística indígena. Estes temas foram analisados e discutidos junto a palestrantes e painelistas de renome no país.