PUBLICIDADE

Vendas do comércio começam ano com queda de 1,6%

PUBLICIDADE

As vendas do comércio varejista recuaram em janeiro deste ano, a primeira queda mensal após três meses de consecutivas variações positivas. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (2), a queda mensal foi de 1,6%.

Já na comparação com o mesmo mês de 2011, houve alta de 6,4% na atividade varejista nacional.

Segmentos
O indicador mostra que o recuo mensal da atividade do comércio no mês passado foi impulsionado, principalmente, pelo segmento de veículos, motos e peças, que tiveram queda de 2,9%. Em seguida, aparece o comércio de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com recuo de 1,7%.

Os supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas também tiveram índice negativo em janeiro, de 0,3%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a definição do aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados impactou o fluxo dos consumidores nas lojas do ramo no mês passado. Além disto, as fortes chuvas, especialmente no centro-sul do País, atrapalharam o movimento dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, levando este segmento de varejo a antecipar a liquidação de verão neste ano, o que normalmente acontece somente depois do carnaval.

Entre janeiro de 2011 e o mesmo mês deste ano, a alta de 6,4% foi influenciada positivamente pela categoria de Veículos, Motos e Peças (+9,9%)%, e Combustível e Lubrificantes (+7,7%). Vale destacar que no período nenhum dos segmentos avaliados teve queda no indicador.

Os analistas da Serasa Experian observam que o indicador prossegue em processo de desaceleração das taxas de crescimento anuais, fato que vem ocorrendo desde o final do primeiro semestre do ano passado. "Este resultado sinaliza que, em 2012, dificilmente a atividade varejista irá superar o crescimento de 8,7% verificado no acumulado do ano de 2011", observam os economistas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE