As vendas de veículos novos em todos os segmentos (auto e comerciais leves, caminhões e ônibus, motos, implementos rodoviários e outros) registraram queda de 19,2% em setembro na comparação com agosto. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de emplacamentos foi de 7.352 unidades em setembro e no mês anterior de 9.106. No entanto, o desempenho do nono mês foi muito positivo em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 3.844 unidades. Nesta comparação, setembro de 2018 registrou alta de 91,26%, quase o dobro, sendo um sinal de retomada de mercado.
O número se manteve positivo também no acumulado do ano. De janeiro a setembro de 2018 foram realizados 68.918 emplacamentos contra 52.852 no mesmo período de 2017. Desta forma, o crescimento é de 30,4%.
Na avaliação dos concessionários, a baixa em setembro se deve ao atual momento político, já que o Brasil se encontra às vésperas das eleições majoritárias. O diretor da Fenabrave em Mato Grosso, Paulo Boscolo, que possui concessionária em Cuiabá, destaca ainda outros fatores como os dias úteis reduzidos no mês e a expectativa frustrada no aquecimento da economia em função da campanha eleitoral. “Os movimentos financeiros ficaram paralisados, pois estamos diante de uma eleição de resultado ainda indefinido para muitos”, avalia.