quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Várzea Grande pedirá ao judiciário que mais setores do comércio possam funcionar

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura publicou novo decreto, acompanhando a decisão de ontem do governo do Estado, que flexibilizou as regras de funcionamento para as academias de ginásticas, salões de beleza e barbearias, que foram inseridos na lista de serviços essenciais, e segundo estimativas econômicas geram em torno de 3,5 mil até 5 mil empregos diretos e indireto. Uma comissão de pequenos e micro empresários que foram defender a retomada das atividades, tendo uma espécie de alvará COVID para as empresas que atuam dentro das regras sanitárias e estariam aptos a funcionar. Várzea Grande está com lockdown há três semanas por conta do risco muito alto de contágio da doença e ocupação de UTIs acima de 90%. Atualmente, empresas e indústrias de 57 segmentos essenciais podem funcionar. A maioria está fechada.

“Sempre defendi que deveríamos construir um consenso, um ponto de equilíbrio entre as regras de distanciamento social e de funcionamento do comércio e da indústria, pois diferente da maioria de outros países, nossos empresários não podem ficar 90 dias sem produzir, sob pena de muitos terem que encerrar suas atividades e provocando a demissão de milhares de pessoas”, disse, aos comerciantes a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A prefeita assegurou a comissão buscará nesta quinta-feira (23) quando vence o prazo de prorrogação da paralisação determinada pela Justiça, um consenso e medidas mais eficientes para se combater a pandemia sem penalizar o comércio e a indústria. “Vou apelar para que o juiz José Luiz Leite Lindote, da Vara da Saúde Pública e que tem demonstrado ser uma pessoa sensível, ao atual momento em que vivemos, de preocupação em primeiro lugar com a saúde das pessoas, mas sem esquecer os efeitos da pandemia na economia, no fechamento de vagas de empregos, para  juntos, Poder Executivo Municipal, Poder Judiciário e câmara, encontrar um meio de equilibrarmos as coisas a favor da vida, do emprego e de uma melhor qualidade de vida”.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, frisou que hoje, com a abertura de novos leitos de UTIs e enfermaria por Várzea Grande, por Cuiabá e pelo governo do Estado, passou-se a ter maiores chances de atendimento aos casos mais graves, tanto que nesta quarta-feira, apenas dois pacientes estavam na fila aguardando transferência para leitos. “Todos sabemos que os números em uma pandemia, ganham desdobramentos muito rápidos, mas hoje já existe uma rotina implantada, funcionando e apesar da sensação de que o número de novos casos tem crescido, isto ocorre muito mais porque passou-se a fazer mais exames ou testes rápidos do que propriamente por causa da doença e constantemente em Várzea Grande se tem um aumento nos casos recuperados e uma estabilização no número de óbitos o que nos estimula a continuar trabalhando para debelar a doença”, explicou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...
PUBLICIDADE