segunda-feira, 18/março/2024
PUBLICIDADE

UFMT desenvolve pesquisa que busca agregar valor ao pescado enlatado em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Universidade Federal de Mato Grosso está desenvolvendo o projeto de pesquisa “apertização de Pescado do Pantanal Mato-Grossense”, com o objetivo de investigar o potencial econômico destes peixes. O professor Paulo Afonso Rossignoli coordena a pesquisa que propõe utilizar os peixes de baixo custo comercial e agregar valor através do enlatamento. O pescado enlatado seria um concorrente da sardinha, só que com sabor mais refinado. “Fazemos com piau, piranha, pacu, mas o que fica show de bola mesmo é a piraputanga”, detalha o professor, orientador do projeto de pesquisa.

Ele ressalta que o processo é muito simples. “Você encerra o pescado dentro de uma lata, faz a exaustão, que é o aquecimento da lata com o produto dentro, e lacra na recravadeira. Depois com o produto lacrado, é aquecido no mínimo 80º e vai para a autoclave. Aí se esteriliza a embalagem lacrada. Então o alimento fica com uma garantia de qualidade muito boa, porque foi esterilizado com embalagem lacrada”.

Ele acredita que os resultados serão importantes para a indústria  agregar valor aos pescados da região de Cuiabá. Atualmente, a indústria de transformação da área de pescado prepara o produto para venda in natura. Para Rossignoli, apenas isso não basta. “A indústria está estacionada, só vende produtos congelados e não faz outra coisa. No país, não tem enlatado de pescado de água doce, só tem sardinha e atum. Essa é nossa inovação de produto, não de processo, pois isto já se fazia antes, mas o produto é a nossa inovação”, afirma ele.

Além da inovação, o projeto também é utilizado como aulas práticas para enriquecer o aprendizado dos estudantes. É o caso de Jaqueline Oliveira, graduada em Nutrição e atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, que tratou do assunto em seu trabalho de conclusão de curso. “Foi uma experiência muito boa, enriquecedora. Na primeira aula que tive contato com o tema de enlatamento de pescados me interessei bastante e já procurei um projeto relacionado a isso”, conta.

A informação é da assessoria da UFMT.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop registra mais de 550 aberturas de empresas

Sinop ganhou 555 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Levantamento registra queda no preço médio de combustíveis em Sinop

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Lucas do Rio Verde avança em negociações no exterior e acumula R$ 565 milhões

As indústrias em Lucas do Rio Verde exportaram 3,1%...
PUBLICIDADE