PUBLICIDADE

Telefonia fixa foi campeã em reclamações no Procon de Mato Grosso este ano

PUBLICIDADE

A superintendência de Defesa do Consumidor, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania do Estado de Mato Grosso, através do Procon-MT, divulgou o balanço dos setores mais reclamados. No último mês do ano o setor de telefonia passou a ocupar o primeiro lugar no ranking com 1.223 reclamações registradas até o dia 20 de dezembro. Até o mês de junho, o setor ocupava a quinta posição, com 270 reclamações no Procon.

Com a insatisfação dos consumidores relacionada às tarifas da chamada ´assinatura básica’, houve um aumento considerável de reclamações em virtude das ações judiciais e das liminares de suspensão da cobrança que, inclusive, já foram cassadas. Os consumidores aguardam o resultado das ações judiciais coletivas.

O setor de telefonia móvel (aparelho), que ocupava o primeiro lugar no ranking até junho, ficou em segundo lugar, com 977 reclamações. Serviços públicos (incluindo os serviços de água, luz e esgoto), ocupou o terceiro lugar em reclamações, no total, foram 819. Na quarta posição ficou móveis e eletroeletrônicos, com 770 reclamações e o quinto lugar o setor de telefonia móvel (serviços), com 596 reclamações.

Dos principais motivos de reclamação referente à telefonia fixa estão: venda casada; cobrança indevida ou abusiva; dívida quanto à cobrança, valor, reajuste, contrato, orçamento; contrato – rescisão unilateral; serviço não fornecido – entrega, instalação, contrato, não cumprimento da oferta.

Em relação às vendas casadas, um dos problemas mais freqüentes desse setor, às cobranças feitas na fatura sem autorização prévia incomoda consumidores, como a moradora do bairro Altos da Glória, Horandina Maria dos Santos. Ela pediu o cancelamento de serviços não solicitados e cobrados em sua fatura, como a chamada em espera, teleconferência, siga-me e identificador de chamadas telefônicas. “Estavam cobrando por serviços que eu não havia solicitado. Já cobram tantas taxas”, lamenta dona Horandina.

O chefe do núcleo de atendimento, Maurel Castro de Amorim, explica. “Para a utilização de alguns serviços, é necessário que o consumidor disponha de outros recursos, como, por exemplo, o telefone celular (para a utilização do serviço siga-me) ou da Internet (nos casos da teleconferência). Alguns consumidores nem percebem que estes serviços estão incluídos na fatura, porque não solicitaram a operadora e nem dispõe de recursos para a utilização das mesmas”.

Os consumidores que se encontram nesta situação podem pedir o cancelamento dos serviços à operadora e o ressarcimento do valor pago nas faturas anteriores. Das reclamações registradas no Procon, as operadoras têm resolvido todos os casos. As contas que foram pagas pelos serviços não solicitados e não utilizados prescrevem em até 5 anos a ação indenizatória.

É considerada prática abusiva, no Art. 39, inciso I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao favorecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos. E inciso III – enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço.

Aproximadamente 45 mil consumidores de todo o Estado de Mato Grosso foram atendidos pelo Procon-MT, seja por orientações pelo telefone ou atendimento direto no balcão. Das investigações preliminares abertas com o intuito de mediar essas relações de consumo, foram realizadas 6.073 audiências pelos conciliadores, até o mês de dezembro.

Em Várzea Grande, foram realizados 3.379 atendimentos neste ano. O ranking dos mais reclamados também está na mesma ordem da sede, em Cuiabá.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE