Sorriso começa o ano com 613 pessoas na lista negra do crédito, segundo aponta o primeiro balanço da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces), e que corresponde ao período de 28 de dezembro a 27 de janeiro. Neste mesmo período, houve 608 regularizações.
No mês passado, Só Notícias apurou ainda que as empresas fizeram 5,3 mil consultas no mês antes de vender a prazo, sendo 1,6 mil no sistema Serasa/Concentre, 428 no cheque e 3,2 mil no Pefin – Pendências Financeiras .
Comparando com o mesmo período do ano passado, as consultas aumentaram e a quantidade de inclusões (pessoas que tiveram seus nomes na lista negra do crédito) diminuiu. Em 2007 foram 3,8 mil consultas (Serasa/Concentre, cheque e Pefin), 716 inclusões e 568 regularizações.
De acordo com o presidente Plínio Ficagna, o comércio sorrisense tem investido na adoção de sistemas que possibilitem ao empresário ter um maior controle sobre a situação financeira dos clientes. “As empresas estão exigindo mais para aprovarem o crédito e fazendo vendas seguras”, explicou.