As equipes da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Embrapa e MT Regional definiram, ontem, a realização do 1º Encontro Regional de Hortifrutigranjeiros, em Sorriso, em outubro. O objetivo é buscar alternativas para fortalecer a cadeia produtiva de frutas, verguras e legumes no município e na região. Também debaterão medidas aos produtores que já estão produzindo para que possam ampliar o volume e melhorar a qualidade, bem como obterem maior rentabilidade. Não há um balanço de quantas toneladas são produzidas, mensalmente, pelos agricultores sorrisenses.
Atualmente, a maioria destes produtos vem das regiões Sul e Sudeste do país. A estratégia é ampliar a produção no Nortão e reduzir o volume comprado de outros Estados. Em Sinop, por exemplo, há uma indústria de polpa de frutas que adquire, mensalmente, cerca de 100 toneladas de frutas. 60% do maracujá, cupuaçu, abacaxi são adquiridos foram de Mato Grosso.
Outro assunto debatido na reunião de ontem foi a instalação da Unidade Demonstrativa da Embrapa em Sorriso, que acontecerá ainda este ano no Assentamento Jonas Pinheiro. De acordo com a assessoria, esta será a única unidade da Embrapa a ser instalada em um projeto de assentamento em Mato Grosso com intuito de desenvolver e fortalecer a agricultura familiar e a pequena propriedade rural.