A última etapa para a liberação de voos comerciais no Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin foi concluída, ontem, com a entrega, na Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC- da solicitação de qualificação das condições da infraestrutura aeroportuária. O presidente da Comissão Pró-aeroporto, Paulo Lucion, do produtor rural Argino Bedin, e o presidente do Sindicato Rural, Laércio Lenz e o vice-prefeito sorrisense, Xuxu Dalmolin estiveram em Brasília encaminhando a documentação.
Foram entregues o plano de emergência simplificado (PLEM), plano de remoção de aeronaves inoperantes simplificado (PRAI); programa de segurança aeroportuária (PSA), manual de Gerenciamento de segurança operacional (MGSO); plano contra incêndio do aeroporto, relatórios detalhados dos recursos disponíveis para atender aos requisitos de segurança da aviação civil e a infraestrutura do aeroporto.
Com a entrega da documentação completa, o Aeroporto Regional Adolino Bedin está em conformidade com todas as exigências da ANAC, informa a assessoria. O próximo passo deverá ser a solicitação, por parte das companhias aéreas, do HOTRAN – documento aprovado e emitido pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que formaliza as concessões para a exploração de linhas aéreas regulares internacionais e domésticas de passageiros com os respectivos horários, números de vôos, freqüências, tipos de aeronaves e oferta de assentos.
A prefeitura já havia solicitado à ANAC a alteração do cadastro atual da categoria 2C para 3C noturno e diurno. Com a elevação de categoria, o aeroporto sorrisense estará apto para realizar operações com aeronaves maiores, para o transporte de até 130 passageiros. Uma equipe da agênca esteve em Sorriso, semana passada, vistoriando a estrutura para elevação da categoria. Os técnicos estão esperamos apenas os procedimentos da ANAC para que seja feita a alteração do cadastro atual de 2C para 3C noturno e diurno, por meio de publicação no Diário oficial da União. A decisão pode sair até três semanas.
Uma companhia regional já manifestou que pretende operar, neste semestre, com voos Cuiabá-Sorriso e Sorriso-Cuiabá. Os horários ainda serão anunciados.