As inclusões de contas atrasadas no sistema Crediconsult/Serasa (de proteção ao crédito) totolizaram 949 em outubro e, por outro lado, foram 825 regularizações, segundo relatório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso, com base entre os dias 28 de setembro e 27 de outubro. O cenário é diferente ao analisado em meses anteriores.
Em setembro, por exemplo, foram pagas 1.058 faturas vencidas em diversos estabelecimentos comerciais, superando o toal de inserções – 996. Já em agosto, foram 919 acertos para 874 inclusões na lista negra do crédito. O número de inclusões corresponde ao número de contas e não ao de pessoas já que o mesmo consumidor pode estar devendo em duas empresas diferentes.
As regularizações foram maiores também nos meses de março, maio e junho. Já em janeiro, fevereiro, abril e julho, as dívidas vencidas foram maiores que as pagas.
Mês passado, segundo o relatório, as consultas feitas pelas empresas ao sistema Serasa, antes de confirmarem as vendas, somaram 1,1 mil. Já ao Pefin (Pendências Financeiras), chegaram a 1,7 mil.