domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Siticom Sinop notifica mais de 100 empresas por descumprimento de medidas

PUBLICIDADE

Um levantamento do Siticom (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário do Norte) mostra que mais de 100 empresas em Sinop foram notificadas por descumprimento de medidas. Conforme os números, são 185, de janeiro a novembro. Destas, boa parte refere-se à falta de registros, adequações na segurança do trabalho, atraso salarial entre outras.

“O Siticom recebe as reclamações, que são cerca de dez por dia. Ouve o trabalhador e chama a empresa para que seja negociado. Quando o resultado é negativo, e a empresa se nega, começam a ser tomadas medidas judiciais, ou seja, procura-se um advogado, que entrará na justiça para resolver esta situação. Das nossas notificações, um número baixo, cerca de 10%, são encaminhadas para os advogados. Boa parte delas é resolvida pelo próprio sindicato”, declarou o presidente Vilmar Galvão.

Ainda conforme o sindicalista, a justiça só é acionada em casos mais graves. “Um caso recente que tivemos de uma ação do sindicato foi de uma empresa de Cuiabá, que prestava serviços em Sinop. Ela foi condenada a pagar uma indenização de R$50 mil por dano moral coletivo, por atraso de pagamento e verbas, além de ter deixado de recolher o FGTS de empregados contratados”, finalizou.

A denúncia, feita pelo sindicato, foi encaminhada ao Ministério Público que a acatou e encaminhou para a justiça. A sentença foi expedida pelo juiz Willian Guilherme Correia Ribeiro, da Vara do Trabalho em Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em...

Prefeitura define programa ‘Desenvolve Sorriso’

A prefeitura concluiu dispensa de licitação, esta semana, para...
PUBLICIDADE