O Salão de Móveis e Negócios da Região Centro -Oeste será lançado hoje, em Sinop, às 19h. Alguns empresários locais estarão levando os móveis que fabricam para expor e comercializar nesta feira, que acontece de 9 a 11 de junho, em Brasília. Esta noite eles conhecerão todo o projeto e avaliarão o público que vai ver os móveis em exposição, a divulgação e os meios de comercialização que serão disponibilizados na capital Federal.
Recentemente, um grupo de empresários sinopenses, que fazem parte dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) e integram indústrias moveleiras das regiões do Vale do Rio Cuiabá, Vale do Teles Pires e Sinop, esteve participando de uma feira em Porto Velho (RO).
O presidente da Câmara Setorial Moveleira de Sinop, Rafael Scheneider, disse ao Só Notícias, que Rondônia, Acre e Pará já compram móveis matogrossenses. “Mato Grosso está se especializando em produzir muitos produtos neste segmento, no Centro-Oeste, e este encontro foi importante para promover nosso produto e efetuar negociações”, disse.
Desde 2004, a cadeia produtiva moveleira do Estado vem desenvolvendo ações com vistas à organização, qualificação, acesso a novas tecnologias e mercados com foco, para que o setor tenha agregado dinamismo na economia local e regional.
O Estado é um dos maiores produtores e exportadores de madeira do país e investir na cadeia produtiva moveleira é uma forma de agregar valor à produção e transformar a região num grande pólo de produtos industrializados. O grande desafio do setor é avançar crescentemente na construção da capacidade competitiva dinâmica, baseada na oferta de produtos, mas também na diferenciação de produtos e na utilização de matérias-prima locais para alcançar novos nichos de mercados.