Economia

Sinop registra melhor primeiro semestre em série histórica de exportação

As exportações de Sinop continuam em alta e o município registrou o melhor primeiro semestre desde 2009, quando o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) começou a disponibilizar as estatísticas. Nos seis primeiros meses de 2020, Sinop já vendeu U$ 491 milhões para o exterior, número que é 9,2% acima dos U$ 450 milhões registrados no ano passado, o segundo melhor período da história. Com queda de 37% nas importações, o saldo da balança comercial subiu e o superávit registrado neste ano é de U$ 459 milhões, valor superior às vendas do período passado.

Os números mantêm Sinop na quinta colocação do ranking dos municípios exportadores de Mato Grosso, respondendo por 5,5% das vendas externas estaduais. No Brasil, a cidade subiu da 55ª posição no final do ano passado para 0 42º lugar neste semestre.

Entre os cinco principais mercados parceiros dos sinopenses, apenas o México reduziu as compras. A China, líder com 29% das compras, aumentou o valor em 16,5%. Turquia, Holanda e Espanha também compraram mais e empurraram os mexicanos para o quinto lugar.

Sinop também segue a tendência estadual de reter o milho para a exportação. O grão, que no fim de 2019 respondia por 39% das vendas, agora tem 4,7% do mercado. A soja soma 93% das vendas e o restante se divide entre carne e madeira.

Só Notícias/Marco Stamm (foto: Marcos Vergueiro/assessoria)