Quase metade dos consumidores não pretende colocar a mão no bolso neste feriado de páscoa. É o que aponta uma pesquisa do Centro de Informações Socioeconômicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Cise/Unemat). Os dados mostram que 47% dos entrevistados não pretendem gastar com um dos produtos mais tradicionais deste período do ano: os ovos de páscoa.
Apesar disso, 53% afirmam que vão comprar. Destes, 78% pretendem gastar em ovos de chocolate de marcas conhecidas e 22% manifestaram preferências por produtos artesanais. Empresários também foram ouvidos e 73% disseram que a páscoa não representa aument0 de vendas.
A pesquisa também questionou a intenção de compra de produtos da linha branca (eletrodomésticos) e 43% dos consumidores têm intenção de investir. A maioria disse que pretende comprar geladeira. Microondas vem em seguida com 15% das intenções de compra e, logo após, a máquina de lavar roupas, com 11% do total.
Quanto o tema é aquisição de produtos da linha cinza (tecnológicos), 60% dizem que não investirão. 40% pretendem gastar, e destes, 64% comprar um televisor. 20% gastarão em um aparelho de som e 8% em um videogame.
O levantamento de informações foi feito entre os dias 1 e 13 deste mês com 130 entrevistados. A pesquisa é encomendada mensalmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL).