A câmara deve votar, na próxima segunda-feira, projeto de lei com redação final sobre tempo de atendimento nos correspondentes bancários e casa lotéricas em Sinop – empresas autorizadas por bancos a receberem faturas diversas. O tempo máximo de espera que estava sendo proposto é de 15 minutos, mas foi aprovada emenda derrubando este tempo. Agora, o projeto vai para última votação e, se aprovado sem mais mudanças, não haverá limite de espera nas filas para quem for pagar contas diversas.
Para os bancos já existe lei municipal estabelecendo tempo máximo de 15 minutos de espera. O gerente geral da agência da Caixa Econômica Federal em Sinop, Valmir Campos Batista, avaliou que o projeto estabelecendo este prazo para os correspondentes e lotéricas vai “mais atrapalhar, do que ajudar os usuários” porque as unidades não estão preparadas para prestar o atendimento neste prazo e defende que o tempo deveria ser maior. “As lotéricas, por exemplo, em sua maioria, recebem o pagamento de contas de água e energia, que não dão muito retorno financeiro. Além disso, grande parte dos usuários é idosos e, nestes casos, o atendimento é um pouco mais demorado mesmo. Concordo que deve ser estipulado um tempo, mas deveria ser pelo menos 30 minutos”, defende Valmir.
A agência que ele gerencia atende por dia, em média, 700 pessoas e são 34 funcionários, com 8 caixas de atendimento. “Uma das estratégias é atender o usuário na fila mesmo. Além disso, iremos inaugurar uma nova sede no município em janeiro, o que deve minimizar o tempo de atendimento”.
O projeto que limitava em 15 minutos os atendimentos foi apresentado pelo vereador Jonas Henrique de Lima (PMDB) e prevê que as agências que descumprirem a lei, caso aprovada, deverão receber multas de até 5 mil Unidades de Referência (URs) na primeira incidência, e o dobro, em caso de reincidência. Ele justificou que sua intenção é “humanizar o atendimento dos usuários, onde o cidadão poderá ser recebido forma otimizada nestes estabelecimentos”. Os correspondentes bancários e lotéricas devem fornecer água potável e banheiros, masculino e feminino, para os usuários. Também deverá facilitar o acesso de cadeirantes com rampas e portas que permitam a passagem e eliminar obstáculos e desníveis de piso que impeçam ou restrinjam sua locomoção.
Em Sinop, está vigor, há vários anos, lei municipal vigente estabelecendo que os bancos devem atender no máximo em 15 minutos em dias normais e pós feridos em até 30 minutos os clientes que estão nas filas.
(Atualizada às 14:40hs)