O dia das mães é a segunda data do comércio e, justamente por isso, as expectativas são positivas para aumento nas vendas em empresas de vários segmentos – confecções, calçados, joias, relógios, presentes, dentre outras. O presidente da CDL Sinop, Márcio Kreibich, prevê que a expectativa é de aumento entre 15 a 20%. “O mês de maio de 2017 teve aumento nas vendas à prazo e com cheque de 20% na comparação com 2016 e como neste ano a confiança do empresário e do consumidor estão melhores acreditamos que o aumento nas vendas se consolide. E ele pode, inclusive ficar entre 30 e 50% em algumas lojas especificas”, explica o presidente.
A pesquisa pela CDL Sinop e o CISE da Unemat, com 138 empresários e 121 consumidores entrevistados, sustenta o otimismo em relação a vendas maiores. Entre os empresários, 57% farão ações para estimular vendas no dia das mães, acreditando em desempenho de negócios semelhante ao do ano passado. 38% dos donos de empresas apostam em vendas maiores.
Entre os consumidores, 59% afirmam que pretendem comprar presentes (ano passado era 43%). Quanto a intenção de gastos, 39% devem fazer compras no mesmo valor do ano anterior. Em relação ao valor médio, a maioria afirmou que a intenção de gasto é de até R$ 50 (seja no valor total ou nas parcela), e sobre o que pretendem comprar de presentes prevalece a intenção de compra de artigos de calçados e acessórios (16%) e de vestuário (23%). Cerca de 60% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar os presentes no comércio de Sinop e 40% preferem pela internet em empresas de outras localidades.
A informação é da assessoria da CDL.