A pesquisa divulgada pelo Departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) mostra que o otimismo do empresário cresceu 6 pontos percentuais em junho em relação a maio, alcançando 155 pontos. Uma variação de 4,03%. Os números divulgados, ontem, são do Índice de Confiança Empresarial (ICE). O levantamento feito nos 10 primeiros dias de junho, com 130 empresas de diversos segmentos, aponta que no mês passado o indicador havia registrado 149 pontos. O ICE usa um intervalo de zero a 200 e valores abaixo de 100 pontos sinalizam pessimismo.
Em relação à economia de Sinop, o otimismo passou de 171 pontos em maio para 177 junho. Sobre o segmento empresarial, o indicador passou de 171 pontos para 179. A pesquisa mostra também que houve um acréscimo na confiança da quitação de dívidas do consumidor, de 137 para 155, (12,77%). O índice também apresenta ligeiro aumento nas vendas, de 1 ponto, sendo 0,58%.
Mesmo com a confiança no setor e na economia local, os registros também demonstram que a expectativa de investimento dos empresários teve queda, passou de 143 para 124 pontos, sendo 13,29% de variação. O mesmo ocorre com as contratações, as empresas entrevistadas diminuíram a expectativa em 6 pontos (4,48%). O resultado da pesquisa refere-se ao índice atual e índice de expectativas para os próximos três meses.
De acordo com o coordenador do departamento de Economia da Unemat, Feliciano Azuaga, o cenário pode estar relacionado ao período de festas como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Exponop (exposição agropecuária, comercial e empresarial de Sinop). Já que em função destas datas muitos empresários deixaram de investir e devem continuar pelos próximos meses. Outro fator que pode ter influenciado na queda da expectativa de investimento e contratações, é o reflexo da economia nacional, que “está estacionada há meses. Vamos conseguir identificar as causas somente nas próximas pesquisas”, disse, ao Só Notícias.