A unidade da Fertilizantes Tocantins será inaugurada, nesta 5ª feira, às 10h, em Sinop e será a primeira do setor na região Norte e a quinta da companhia a entrar em operação no Brasil. A fábrica tem capacidade máxima para produzir 240 toneladas por hora. Foram investidos R$ 62,4 milhões para a construção da planta de 20.672 metros quadrados, que fica na rodovia MT-423 (Sinop-Claudia).
A unidade tem dois equipamentos de produção com tecnologia de ponta e critérios rigorosos de qualidade. Está abastecida com cerca de R$ 100 milhões em matéria-prima e, antes mesmo da inauguração, já foram comercializados 200 mil toneladas de fertilizantes, com expectativa de atingir 300 mil toneladas em 2018. Isso representará aproximadamente 15% do volume total de vendas da companhia.
A assessoria informa que, somente na construção foram gerados 400 empregos e, na operação, serão 70 postos de trabalho diretos e cerca de 210 indiretos.
A empresa é uma das maiores empresas do segmento de fertilizantes no Brasil e, nos últimos dez anos, alavancou a operação de 20 mil toneladas para 2 milhões de toneladas.