O proprietário da empresa de reciclagem Canaã Norte, João Luiz Crosara Abrahão disse hoje, ao Só Notícias, que ainda não calculou o valor de prejuízos com o incêndio que iniciou ontem à tarde, no barracão, no setor industrial e queimou cerca de 50% das 400 toneladas de papelão e garrafas plásticas. “Infelismente perdemos 6 meses de trabalho com este incêndio. Dos 400 mil quilos de material nem 5% poderá ser reaproveitadoª, lamenta o empresário.
O barracão onde fica a empresa é alugado e, segundo o empresário, já foi contatado um engenheiro para fazer a verificação das condições do local. “Nós vamos assumir todas as consequências dessa tragédia. Se (o barracão) perdeu a estrutura, vamos derrubar e fazer um novo. Se der para consertar, aproveitar e não estiver condenado, vamos fazer o necessário para colocá-lo da forma como estavaª, afirma João.
Conforme o empresário, o material recliclavel é inflamável, por isso o barracão tinha saídas de emergencias e extintores dentro do prazo de validade. “Como o incêndio foi no domingo e se estendeu até hoje, infelizmente, é dificil combater por maior que seja estrutura que se tenha de combate. Tanto é que nós contamos com o a estrura do Corpo de Bombeiros, da empresa, da prefeitura e já tem quase vinte e quatro horas e o incêndio ainda continuaª, ressalta o empresário. Os últimos focos estão sendo apagados. Mais de 150 mil litros de água foram usados e, desde ontem à noite, o incêndio ficou sob controle e com acompanhamento dos bombeiros nos fardos que estavam queimando.
A empresa está em Sinop há 4 anos e gera cerca de 60 empregos indiretos, comprando materias recicláveis de catadores que trabalham diariamente nas ruas. Diretamente são 8 funcionários que trabalham na seleção, prensagem e comercialização de material. Cerca de 90% dos materiais são comercializados fora do estado, na região Sul do país.
As causas do acidente ainda não foram confirmadas e será preciso o trabalho da perícia técnica para esclarecer. Conforme o Só Notícias informou, após trabalharem durante toda a madrugada desta segunda-feira, os bombeiros continuam no local fazendo o trabalho de rescaldo para que o fogo não alastre. A remoção do material deve ser feita pela secretaria de Meio Ambiente. O secretário Rogério Rodrigues afirma que ainda não tem um local para colocar o material,
já que ele ainda está pegando fogo. Mas que será providenciado o mais rápido possível.
Veja ainda
As imagens do fogo destruindo muitas toneladas de material reciclável
Incêndio em barracão em Sinop destrói material para reciclagem