Será realizado amanhã mais um módulo do curso de capacitação continuada na Cadeia Produtiva da Fruticultura em Mato Grosso, destinado a técnicos e produtores com interesse na Cadeia Produtiva da Uva no Estado. A capacitação será realizada no Sindicato Rural de Sinop, a partir das 9h.
O curso visa apresentar e discutir os conhecimentos e tecnologias desenvolvidos pela Embrapa Uva e Vinho que possam ser incorporados à vitivinicultura em Mato Grosso. Com isso, pretende-se apresentar alternativas para aumentar a produção e a qualidade da uva, promover o abastecimento do mercado interno, discutir a possibilidade de estabelecimento de um negócio que seja economicamente viável, especialmente para o pequeno produtor.
O curso será dividido em três etapas. Na primeira parte, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton, abordará aspectos quanto ao potencial da viticultura na Região, tecnologias de produção e possibilidade de adaptação para o Mato Grosso (solo, clima, cultivares, tratos culturais e fitossanitários e etc), forma de acesso às tecnologias disponíveis, possibilidade de parcerias, alternativas para agregação de valor nos pequenos agricultores com a elaboração de suco e vinho e outros subprodutos da uva.
Na segunda etapa, o pesquisador da Embrapa Transferência de Tecnologia, João Meneguci, falará sobre aspectos relacionados a "Produção de Mudas de Videira". Como etapa final, será realizada uma visita a duas propriedades produtoras de uva em Sinop.
O evento é uma promoção da Embrapa Mato Grosso e Embrapa Uva e Vinho em parceria com Secretaria de Agricultura de Sinop, Seder-MT/Empaer , MT Regional, OCB-MT/Sescoop-MT, Sindicato Rural de Sinop, Mutirão Arco Verde, Mapa-MT.