O SINDUSMAD (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso) irá representar o setor madeireiro nesta sexta-feira, na reunião preparatória para a elaboração da pauta de reivindicações sobre os principais entraves do desenvolvimento da região norte de Mato Grosso, que será apresentada ao governador Blairo Maggi, durante o seminário “Nortão, Dificuldades, Desafios e Soluções”, marcado para o dia 09 de fevereiro, em Sinop.
O vice-presidente do SINDUSMAD, José Eduardo Pinto, participará da reunião que ocorre às 8h30, no auditório do Senai – Sinop. Participam do encontro prefeitos, vereadores e presidentes de sindicatos e entidades de classe de 41 municípios da região Norte do Estado de Mato Grosso.
Temas diretamente ligados ao setor de base florestal do Estado serão discutidos e aprovados durante esta reunião do dia 26, tais como o futuro da indústria madeireira e o aumento da Pauta da Madeira, o Código Florestal Brasileiro (MP 2166), além do conflito entre a gestão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).
Outros assuntos também serão debatidos, entre eles a Regularização Fundiária e Urbana, barreiras impostas pelo Mercado Comum Europeu (MCE) na exportação de carne bovina e um tema que é de interesse de todos os setores, que é a pavimentação da BR-163.