quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sindusmad diz que Ibama não vai retaliar setor madeireiro

PUBLICIDADE

O presidente do Sindusmad (maior sindicato de indústrias madeireiras do Estado), Jaldes Langer, considerou muito proveitosa a reunião desta quarta-feira à tarde, na prefeitura de Sinop, com o interventor do Ibama em Mato Grosso, Elierson Souza.
“Ficou clara que a posição dele não será de retaliar o setor madeireiro devido a estes poucos maus madeireiros envolvidos nestas irregularidades (desmatamentos). Por hora, o setor madeireiro não sofrerá fiscalização de pátio. Ele nos passou que será intensificado o combate ao desmatamento”, declarou.
“O interventor deixou claro que o setor madeireiro tem grande importância para a economia da região. Temos que manter o setor madeireiro para que a florestal fique em pé. Ele tem consciência que a maioria dos madeireiros não está fazendo extração ilegal”, acrescentou. mais de 100 pessoas foram presas por envolvimento em fraudes na emissão de documentos do Ibama e extração ilegal de madeira. 18 foram presos em Sinop e 15 continuam na cadeia.

“Vamos ter uma demanda reprimida de documentação. É normal isso nos primeiros dias. Temos que dar um tempo para que os novos dirigentes do Ibama tomem conhecimento da realidade do órgão”, acrescentou o presidente do Sindusmad.

Jaldes acrescentou que todo o dia 15 é feito o fechamento do consumo de ATPFs e haverá um balanço do volume de guias necessário para transportar madeira para o mercado interno e para exportações. O interventor do Ibama, Elierson Souza, disse que não deve ocorrer falta de ATPFs durante os 30 dias de suspensão da emissão.

O presidente do Sindusmad finalizou dizendo que os prefeitos da região tiveram papel importante ao colocar claramente ao interventor do Ibama o caos social que pode ocorrer com a falta de documentos para madeireiras trabalharem. Uma das primeiras consequência sé a demissão de funcionários.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sinop contratam 111 funcionários e salários chegam até R$ 3,5 mil

Empresas de Sinop admitem 111 novos funcionários com auxílio...

Sinop registra novo mês com mais de 31 mil passageiros no aeroporto

O aeroporto João Batista Figueiredo em Sinop registrou no...

INSS começa a pagar hoje décimo terceiro antecipado

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro...

Empresas em Sorriso ofertam 176 vagas de empregos

Na capital do agronegócio, empresas e indústrias estão contratando...
PUBLICIDADE